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Revisão preventiva de veículos

imagem Revisão preventiva de veículos Revisão completa do veículo para uma viagem segura.

Check list:
- Nível do óleo do motor.
- Nível da água da bateria.
- Partes elétricas (em geral).
- Calibragem dos pneus e do estepe.
- Itens obrigatórios de segurança.
- Validade do extintor de incêndio.
- Macaco, triângulo e chave de roda.
- Lâmpadas externas e internas.
- Água do radiador.
- Fluido de freio.
- Verifique a quantidade de combustível no tanque.
- Nível do recipiente de água do limpador de para-brisa.
- Verificar a paleta do limpador de para-brisa.

- Freios: as condições gerais dos componentes devem estar em perfeito estado, assim como as pastilhas, os discos, os tubos flexíveis e o freio de mão. O desgaste do sistema depende do uso de cada motorista. Também é preciso verificar o líquido de freio. A Fiat sugere a troca a cada 45 mil quilômetros, enquanto a Chevrolet indica a cada 30 mil quilômetros ou, em média, de dois em dois anos.

- Pneus: ao lado dos freios, é um item fundamental de segurança. Verificar o desgaste, as deformidades, checar a calibragem e o balanceamento das rodas. Na iminência de um acidente, se os freios e os pneus não estiverem em boas condições, o motorista terá mais dificuldades para evitar uma batida, mesmo que os outros dispositivos de segurança estrejam funcionando perfeitamente. Checar o desgaste dos pneus também é muito importante. Se o pneu estiver quase sem os sulcos ou com rachaduras, deve ser trocado imediatamente. Se o condutor puder, trocar os quatro pneus ao mesmo tempo é o ideal.

- Motor: checar correias, tensores, filtros, vazamentos e parte eletrônica. É conselhável avisar o mecânico sobre barulhos – pode ser um problema na junta. A correia dentada do motor também deve ser verificada. A Fiat recomenda a troca a cada 60 mil uilômetros. O estouro da correia dentada dificilmente deixa de provocar outros estragos maiores no propulsor. Além disso, interrompe a viagem.

- Câmbio: vazamento ou ruído podem indicar um problema grave. É preciso dizer para o mecânico se a embreagem está pesada e se o carro estiver trepidando. Na revisão preventiva, é observado também o nível do óleo da caixa de câmbio e vazamentos entre a caixa e o motor. No caso das transmissões automáticas, o equipamento só pode ser verificado por profissionais realmente experientes nesse tipo de câmbio, que não permite improvisações.

- Direção: observar folgas no sistema, em especial nas ponteiras e nos terminais articulados do volante e seu alinhamento (geometria). Nos veículos com direção hidráulica, é importante verificar o nível de óleo do reservatório.

- Suspensão: verificar principalmente o funcionamento dos amortecedores, folga em seus componentes articulados e rolamentos de roda. Os amortecedores precisam estar com a pressão regulada para garantir estabilidade e controle em curvas e sobre buracos. Possíveis vazamentos no sistema são preocupantes.

- Escapamento: observar o estado geral de todo o sistema do cano de descarga. A fixação do dispositivo ao veículo também é importante, pois pode se desprender do carro e provocar acidentes em outros veículos. O catalisador deve estar em perfeitas condições porque, além de poluir mais se estiver com defeito, resultará em multa se o motorista for pego em uma blitz.

- Líquidos: checar o fluido do freio, da direção hidráulica, do sistema de arrefecimento do motor, dos lavadores do para-brisa e do vidro traseiro, do óleo do motor e do âmbio/diferencial. Tanto para a rodagem na cidade quanto na estrada, é aconselhável ter o sistema de resfriamento em dia, para evitar superaquecimento, que não está relacionado diretamente com o calor (ocorre também no inverno). A revisão deve incluir a observação de vazamentos e a limpeza, para não sobrecarregar o sistema. A água do radiador e a eficiência do aditivo devem ser verificadas.

- Sistema elétrico: devem estar em bom estado as lâmpadas de sinalização, dos faróis, do desembaçador do para-brisa e do vidro traseiro, da bateria e do motor de partida. As luzes informativas do painel têm de estar funcionando, em especial a da temperatura do motor, do óleo, da quantidade de combustível, do velocímetro e do conta-giros.
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