A função do filtro de ar do motor é reter as partículas de pó de sujeira do ar que vão para o motor, protegendo pistões, anéis e outros componentes contra desgastes e abrasão, evitando, assim, reparos custosos.
O filtro de ar deve, ao mesmo tempo, reter partículas em suspensão no ar e assegurar um fluxo adequado de ar para o motor, para que a queima do combustível seja perfeita. Quando um filtro de ar está saturado, o fluxo de ar para o motor é reduzido, afetando o desempenho/força do motor e consumo de combustível. Por isso, é importante isnpecionar e, se estiver sujo, deve ser substituído.
Tentar limpar o filtro de ar soprando o ar comprimido de dentro para fora somente irá danificar o papel do filtro e fazer com que a poeira passe.
Os filtros foram projetados para suprir a quantidade perfeita de ar para o motor.
O filtro de cabine (do ar condicionado), quando em más condições, possibilita a ocorrência de mau cheiro no interior do veículo, a concentração de fungos, bactérias e ácaros, acentuando problemas de alergia do usuário e perda de eficiência do ar. Isso ocorre porque o filtro de cabine tem a função de impedir o ingresso de fuligem, poeira e gases tóxicos resultantes de emissões veiculares em seu interior, garantindo a qualidade do ar para os ocupantes.
É possível constatar visualmente as condições dos filtros de cabine e de ar. Basta verificar a quantidade de sujeira depositada na superfície. Quando toda a área até o fundo das dobras estiver impregnada, a peça está saturada. Além disso, imperfeições na geometria das dobras, falhas na vedação e danos no papel indicam o fim da vida útil do filtro.