NOSSOS SERVIÇOS
Revisão completa do veículo para uma viagem segura.
Check list:
– Nível do óleo do motor.
– Nível da água da bateria.
– Partes elétricas (em geral).
– Calibragem dos pneus e do estepe.
– Itens obrigatórios de segurança.
– Validade do extintor de incêndio.
– Macaco, triângulo e chave de roda.
– Lâmpadas externas e internas.
– Água do radiador.
– Fluido de freio.
– Verifique a quantidade de combustível no tanque.
– Nível do recipiente de água do limpador de para-brisa.
– Verificar a paleta do limpador de para-brisa.
Freios:
As condições gerais dos componentes devem estar em perfeito estado, assim como as pastilhas, os discos, os tubos flexíveis e o freio de mão. O desgaste do sistema depende do uso de cada motorista. Também é preciso verificar o líquido de freio. A Fiat sugere a troca a cada 45 mil quilômetros, enquanto a Chevrolet indica a cada 30 mil quilômetros ou, em média, de dois em dois anos.
Pneus:
Ao lado dos freios, é um item fundamental de segurança. Verificar o desgaste, as deformidades, checar a calibragem e o balanceamento das rodas. Na iminência de um acidente, se os freios e os pneus não estiverem em boas condições, o motorista terá mais dificuldades para evitar uma batida, mesmo que os outros dispositivos de segurança estejam funcionando perfeitamente. Checar o desgaste dos pneus também é muito importante. Se o pneu estiver quase sem os sulcos ou com rachaduras, deve ser trocado imediatamente. Se o condutor puder, trocar os quatro pneus ao mesmo tempo é o ideal.
Motor:
Checar correias, tensores, filtros, vazamentos e parte eletrônica. É aconselhável avisar o mecânico sobre barulhos – pode ser um problema na junta. A correia dentada do motor também deve ser verificada. A Fiat recomenda a troca a cada 60 mil quilômetros. O estouro da correia dentada dificilmente deixa de provocar outros estragos maiores no propulsor. Além disso, interrompe a viagem.
Câmbio:
Vazamento ou ruído podem indicar um problema grave. É preciso dizer para o mecânico se a embreagem está pesada e se o carro estiver trepidando. Na revisão preventiva, é observado também o nível do óleo da caixa de câmbio e vazamentos entre a caixa e o motor. No caso das transmissões automáticas, o equipamento só pode ser verificado por profissionais realmente experientes nesse tipo de câmbio, que não permite improvisações.
Direção:
Observar folgas no sistema, em especial nas ponteiras e nos terminais articulados do volante e seu alinhamento (geometria). Nos veículos com direção hidráulica, é importante verificar o nível de óleo do reservatório.
Suspensão:
Verificar principalmente o funcionamento dos amortecedores, folga em seus componentes articulados e rolamentos de roda. Os amortecedores precisam estar com a pressão regulada para garantir estabilidade e controle em curvas e sobre buracos. Possíveis vazamentos no sistema são preocupantes.
Escapamento:
Observar o estado geral de todo o sistema do cano de descarga. A fixação do dispositivo ao veículo também é importante, pois pode se desprender do carro e provocar acidentes em outros veículos. O catalisador deve estar em perfeitas condições porque, além de poluir mais se estiver com defeito, resultará em multa se o motorista for pego em uma blitz.
Líquidos:
Checar o fluido do freio, da direção hidráulica, do sistema de arrefecimento do motor, dos lavadores do para-brisa e do vidro traseiro, do óleo do motor e do câmbio/diferencial. Tanto para a rodagem na cidade quanto na estrada, é aconselhável ter o sistema de resfriamento em dia, para evitar superaquecimento, que não está relacionado diretamente com o calor (ocorre também no inverno). A revisão deve incluir a observação de vazamentos e a limpeza, para não sobrecarregar o sistema. A água do radiador e a eficiência do aditivo devem ser verificadas.
Sistema elétrico:
Devem estar em bom estado as lâmpadas de sinalização, dos faróis, do desembaçador do para-brisa e do vidro traseiro, da bateria e do motor de partida. As luzes informativas do painel têm de estar funcionando, em especial a da temperatura do motor, do óleo, da quantidade de combustível, do velocímetro e do conta-giros.