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Retífica de motor ou reconstrução de motor? O que são? Para que servem?
— Ambos os termos possuem o mesmo significado e objetivo: restaurar, reformar, reconstruir ou retificar um motor de combustão interna, seja em razão de ter sofrido danos, seja por desgaste natural como consequência do uso.
É necessário primeiro entender coisas básicas sobre o motor de combustão interna para depois compreender o processo de retífica.
Para o perfeito funcionamento de um motor de combustão interna é necessário que haja determinadas folgas entre algumas peças móveis, que são estabelecidas por cada fabricante de acordo com cada modelo de motor, com o objetivo de permitir a passagem do óleo, responsável pela lubrificação, a fim de evitar o desgaste excessivo gerado pelo atrito entre os metais e permitir a dilatação térmica programada das peças internas, tais como: pistões, anéis, bielas.
A retífica do motor consiste em reajustar completamente essas folgas, bem como realizar todo o procedimento de usinagem das peças retificáveis (cabeçote, bloco, bielas, virabrequim) que estão sujeitas a danos causados por desgaste, empenação, queima por temperatura elevada ou mesmo rompimento de superfícies, tendo como objetivo padronizar o motor em medidas técnicas adequadas, a fim de garantir seu perfeito funcionamento.
Para que seja possível realizar o processo de retífica de um motor, de modo que volte a trabalhar com a mesma qualidade de um novo, é necessário substituir as peças danificadas por novas e originais e também realizar o procedimento de usinagem das peças retificáveis de modo a fazer com que estas voltem a operar com qualidade no motor.